terça-feira, 4 de junho de 2013

Algumas Curiosidades Sobre os Celulares

Algumas Curiosidades Sobre os Celulares


Mitos da utilização do celular.

1. Em caso de emergência, você pode ligar para o 190, sem créditos no pré-pago e com o teclado bloqueado. (Verdadeiro).
Mais: Inclusive pode ser feito sem o cartão SIM, apesar de que existam reclamações freqüentes a cerca de que certas operadores não obedecem esta funcionalidade.
2. Você deixou a chave dentro do carro.  Se teu carro tem dispositivo de abertura remoto, poderá abri-lo ligando para sua casa solicitando que alguém pulse a chave reserva através do celular enquanto você aproxima seu aparelho da porta do carro para abri-la. (Falso)
Mais: O RKE (Remote Keyless Entry) transmite fluxos de dados encriptados a um receptor dentro do carro via RF (sinal de Radiofreqüência), um sinal que não pode ser enviada através do telefone. Funcionaria se o sinal fosse baseado em som, mas não é o caso. Aquele som que ouvimos é só uma informação sonora pra dizer que aa portas estão travadas ou abertas. Ademais os sistemas RKE e os celulares operam em freqüências completamente diferentes por norma.
3. Carga secreta da bateria. Só funciona com o Nokia, pulsando *3370#, a bateria terá 50% a mais de carga e poderá fazer aquela ligação tão urgente. (Falso)
Mais: Possivelmente é um mito espalhado pelo próprio pessoal da fabricante. A única coisa que este código pode fazer em determinados aparelhos é mudar o modo de transmissão da informação. Só isso e quando funciona, não há carga extra de bateria. É como se uma bateria tivesse dentro dela uma outra fonte de carga esperando ser ativada. Asneira total.
4. Desabilitar um celular roubado. Guarde o número de série de teu móvel discando *#06#. Se por acaso for roubado ligue para a operadora e informe este código para que bloqueiem o aparelho. (Verdadeiro).
Mais: Uma boa arma contra os ladrões de aparelhos ainda que existam formas de burlá-la.
5. Testando o microondas. Coloque seu celular dentro do microondas e feche a porta. Faça uma chamada de outro telefone, se o que estiver dentro tocar você deverá se desfazer de seu microondas que não está isolado corretamente. (Falso)
Mais: Dificilmente encontrará um forno de microondas completamente isolado. E mais importante: este eletrodoméstico é testado ao extremo na sua fabricação e homologação por pessoas capacitadas e por órgãos competentes. Nunca faça este teste em sua casa, pode ser extremamente perigoso.
6. Cozinhando ovos. Mitos famosos que dizem que um telefonema de 65 minutos entre dois celulares pode cozinhar um ovo colocado entre ambos. (Falso)
Mais: O mesmo pode ser aplicado a estourar pipocas com o aparelho, impossível.
7. Descubra onde está e saiba onde quer ir. Qualquer aparelho com bluetooth pode ser usado como GPS. (Verdadeiro)
Mais: É só conectar um receptor GPS bluetooth com sistema de navegação.
8. Navegar pela internet gratuitamente. Não se preocupe, não há nada suspeito nisto. Ao redor de todo mundo, existem milhares de pontos Wifi que estão abertos para navegação grátis (no Brasil, em geral, os shoppings). (Verdadeiro)
Mais: Todos sabemos que podemos acessar esta rede com um notebook, mas nem todos sabem que há a possibilidade de acessá-la via celular.
9. Utilizar o celular pode causar câncer no cérebro . (Indeterminado)
Mais: Ainda que as fabricantes garantam que a potência de uma aparelho é muito pequena para gerar algum problema no ser humano existem diversos estudos que afirmam o contrário. Enquanto não se decidem, evite usar o aparelho em locais fechados como elevadores e carros quando o aparelho aumenta sua potência para localizar a antena mais próxima. De preferência use também o viva-voz ou fones de ouvido.
10. O celular pode causar explosões em postos de gasolina. (Falso)
Mais: Este mito é um daqueles que nasceu nas correntes de email via Internet e devido a uma série de confusões tornou-se quase que dogma. O que pode causar explosões em postos de gasolina é eletricidade estática. Assim que se você parar num posto self-service e entrar e sair do carro diversas vezes sem tocar em metal poderá acumular cargas elétricas e ao tocar na região próxima ao tanque… Buummm!!!
11. O celular depois de muito utilizado, esquenta e pode explodir. (Falso)
Mais: Celular não explode, senão a bateria avariada ou de procedência duvidosa (em geral as de Íon de Lítio). Então quando notar que o aparelho está esquentando além do normal providencie a troca da bateria ou leve o aparelho a assistência para verificar.
12. Torres de celular são radioativas, morar próximo as estas construções podem causar doenças. (Falso)
Mais: Este mito vem da confusão entre radiação e radioatividade. Radioatividade é um processo espontâneo de elementos fisicamente instáveis de emitir radiação ao desintegrarem já a radiação, neste caso a não ionizante, pode causar efeitos térmicos, mas não dano ao DNA ou moléculas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário